terça-feira, 26 de março de 2013

Benefícios da Dança para a Terceira idade



Esse é o resumo de uma publicação interessante do Espaço Sigma, da UFRJ sobre os benefícios da dança para a Terceira Idade. Trabalho que vem sendo desenvolvido pela escola de Educação Física e Desportos desta instituição de Ensino Superior destacável no país.


Na atualidade percebe-se que um grupo social vem se destacando cada vez mais. Esse grupo é denominado por muitos como terceira idade, devido às limitações ocasionadas pela idade avançada. Surge, assim, a necessidade de otimizar o processo de envelhecimento tornando a vida do idoso mais fácil e prazerosa.
Para Verderi (2001) o envelhecimento desafia qualquer definição principalmente o envelhecimento biológico, já que o envelhecimento não é meramente uma passagem de tempo, mas sim um acúmulo de acontecimentos biológicos decorrentes do tempo.
Devido à divulgação da dança como meio de promoção de saúde e sendo uma atividade muito praticada por grupos de idade avançada, esta é considerada uma das mais completas formas de atividade, pois trabalha o físico, o psicológico e também o social que nessa fase da vida são afetados por vários fatores relacionados ao tempo.
O trabalho citado no link no final da página tem como objetivo geral observar a troca de conhecimentos e experiências nas "atividades dançantes" realizadas com os idosos para enriquecer e ampliar possibilidades dentro da cultura corporal de movimento, dando uma maior satisfação e prazer para os mesmos. Os objetivos específicos são: perceber como os idosos descobrem o movimento como meio de expressão e de desenvolvimento de idéias e desvendar como a dança ajuda os idosos a fortalecerem seu lado emocional, na relação com o grupo. 
Este estudo se justifica já que Robatto (1994) citado por Leal e Haas (2006) relata que a dança pode ter seis funções no trabalho com idosos: auto-expressão, comunicação, diversão e prazer, espiritualidade, identificação cultural, ruptura e revitalização da sociedade. Ainda completam citando que a dança tem um forte caráter sociabilizador e motivador. Seja em par ou sozinho seja idoso ou criança, seja homem ou mulher ao dançar todos se sentem bem.
Acredito que a dança vai proporcionar vários benefícios para os idosos. A terceira idade é uma fase da vida onde podem ocorrer algumas limitações físicas e psicológicas ao ser humano, dificultando o desempenhar de suas ações e tarefas do dia-a-dia. Dependendo das circunstâncias ambientais e de como as pessoas reagem a essas limitações, pode ocorrer, como conseqüência, a incapacidade de desempenhar atividades desejadas, levando a um declínio em sua qualidade de vida. 
Como primeiros resultados posso apontar que os idosos que dançam dentro do grupo estudado nesta pesquisa, o grupo XX ganharam melhoras no sentido motor, ou seja, estão trabalhando força, equilíbrio e outras valências de maneira lúdica e, principalmente, estão envolvidos emocionalmente como grupo e dizem ser felizes quando estão dançando. 

GARAUDY, Roger. Dançar a vida, 4ª edição, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980. 
LEAL, Indara Jubin; HAAS, Aline Nogueira. O Significado da Dança na terceira idade, 2006. 
VERDERI, Érika. A questão do envelhecimento para que esta envelhecendo, 2002. disponível em Pep- programa de Educação Postural. 

Fonte: http://www.sigma-foco.scire.coppe.ufrj.br/UFRJ/SIGMA/jornadaIC/publicacao_foco/trabalhos/consulta/relatorio.stm?app=JIC_PUBLICACAO_TRABALHO&ano=2012&codigo=4004&buscas_cruzadas=ON

Nenhum comentário:

Postar um comentário