sexta-feira, 22 de março de 2013

Tecnologia a serviço da Terceira Idade


Apaixonado por desenho e tecnologia, Gilson Esteves é formado em Engenharia Elétrica e, junto com o médico Renato Slomka, acaba de implantar em Porto Alegre RS o serviço de atendimento a idosos que vivem sozinhos. Inédito no Estado, há décadas faz sucesso em países da Europa e nos Estados Unidos. 
O Serviço de Monitoramento IrisSenior instala um equipamento na residência do cliente, com um dispositivo que o acompanha, na forma de pulseira ou pingente. Ao ser acionado, alerta a central de atendimento, abrindo um canal em viva-voz de alto alcance. Depois de verificar a situação do idoso e com seus dados, previamente cadastrados, à frente, o atendente contata as pessoas designadas para socorrê-lo. Constam desses dados necessidades especiais do monitorado, nomes e telefones de familiares e vizinhos, plano de saúde e hospital de sua preferência. O atendente segue conversando com o paciente até a chegada do socorro. Sensores de incêndio ou de invasão também podem ser acrescidos ao pacote de serviços.

 “Por trás do sistema, que é de fácil utilização pelos clientes, há muita tecnologia”, explica Gilson. Segundo ele, a receptividade tem sido grande, porque com o aumento da expectativa de vida e da independência dos idosos, que cada vez mais moram sozinhos, o serviço se torna um aliado para familiares. “Indiretamente, os grandes beneficiados são os filhos porque ficam mais tranquilos em saber que na hora que seus pais precisarem conseguirão buscar ajuda, e que eles serão imediatamente avisados”. A meta de Gilson e Slomka é de que até o final deste ano o serviço esteja monitorando em torno de cinco mil pessoas.

Fonte : http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=119694

Nenhum comentário:

Postar um comentário