Se já passou dos 65 anos e continua sedentário, nunca é tarde para começar a se exercitar. A atividade física é especialmente benéfica para o organismo na terceira idade. Uma boa opção para começar pode ser a musculação, que além de ajudar a reduzir peso, mantem a pressão arterial controlada e preserva a elasticidade e o equilíbrio. A autoestima nessa fase também tende a aumentar.
Desde a década de 80, o Laboratório de Fisiologia do Exercício (Fisex) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem pesquisado os efeitos do exercício físico em homens e mulheres, comparando idades e tipos de atividades. A partir de 2005, foi criado o primeiro projeto de treinamento com pesos em homens idosos. Os resultados comprovaram os benefícios da musculação, que proporcionam mais força e resistência muscular.
Na terceira idade ocorrem alterações fisiológicas que alteram as funções neuromusculoesqueléticas, que acabam por comprometer o equilíbrio e a marcha, causando quedas com consequências muitas vezes fatais. Essa fragilidade ocorre não só por causa do envelhecimento, mas também pela redução da atividade física. Por essa razão a musculação ajuda a prevenir essa situação e manter a independência do idoso.
Por Yasmin Barcellos
Na academia que frequento, no horário da manhã, tem muitos idosos, e fico impressionada com a garra e força de vontade deles.
ResponderExcluirConversando com uma senhora de 64 anos, ela disse que sem os exercícios ela adoece, ou seja é um benefício imenso na vida dela.
Aconselho a todos que não esperem a velhice chegar que mexam os corpos desde cedo para evitar problemas futuros.
Roberta s.X.Silva - Colaboradora do Lar São João de Deus