terça-feira, 6 de agosto de 2013

Combinação de Acupuntura e ervas chinesas aumenta a recuperação pós-AVC

É o que conclui estudo divulgado por instituto de pesquisa localizado em Sichuan, na China.


ma nova pesquisa, divulgada em janeiro deste ano, aponta que a acupuntura, combinada com plantas medicinais chinesas, pode aumentar consideravelmente a recuperação de vítimas de derrame, ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

O estudo conduzido pela Sichuan Academy of TCM (Tradicional Chinese Medicine), instituto de pesquisa localizado em Sichuan, na China, analisou 240 pacientes que sofreram AVC, divididos em quatro grupos. 

O primeiro recebeu acupuntura, ervas e terapia de reabilitação padrão (fisioterapia). O segundo grupo recebeu apenas acupuntura. O terceiro grupo foi submetido apenas ao tratamento com ervas medicinais chinesas. E o quarto grupo recebeu apenas a terapia de reabilitação padrão, sem acupuntura e sem as plantas medicinais chinesas. 

Resultado do estudo 

Os pesquisadores descobriram que a combinação de acupuntura, ervas e fisioterapia padrão é significativamente mais eficaz para o tratamento da disfunção pós-AVC do que usar apenas a fisioterapia padrão (convencional), além de demonstrar que o tratamento com a medicina tradicional chinesa é altamente segura. 

E, de fato, é o que acontece, pois esta pesquisa está em concordância com muitos outros estudos que já foram publicados sobre o assunto no último ano e inclusive, com a nossa própria experiência em nossa clínica. 

Durante os últimos anos, cada vez mais pessoas têm procurado e constatado que a acupuntura não é placebo ou uma prática dolorida e ineficaz. Outro estudo recente concluiu que a acupuntura é eficaz para o tratamento da dor no ombro depois de um derrame. 

Em uma revisão de 453 estudos aleatorizados e controlados, os pesquisadores descobriram evidências consistentes e clinicamente significativas de que a acupuntura é um tratamento eficaz também para a dor no ombro pós-acidente vascular cerebral. 

Portanto, o resultado desta pesquisa é importante para fortalecer a prática da medicina tradicional chinesa e contribuir para que as pessoas possam procurar pelos tratamentos complementares, em especial a acupuntura, também muito indicada para a terceira idade.
___________________________________________________________
Por: Dr. Márcio de Luna. Especialista em acupuntura há 29 anos e fisioterapeuta, Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ), especialista em Neurociência aplicada à Longevidade (IPUB/UFRJ) e presidente da ABA-RJ (Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário