terça-feira, 24 de setembro de 2013

Informação e Cultura = Respeito aos Idosos

Folheando o Estatuto do Idoso nos deparamos com estas orientações:
  • Os meios de comunicação também deverão manter espaços ou horários especiais voltados para o público idoso, com finalidade educativa, informativa, artística e cultural sobre envelhecimento; 
e ainda mais:
  • Exibir, em qualquer meio de comunicação, informações ou imagens depreciativas ou injuriosas do idoso (detenção de um a três anos e multa);  
O que nos leva, certamente, ao questionamento se isso está ou não sendo cumprido. E se está, onde e como?

Acreditamos muito que, quando se trata de espaços culturais, com finalidade educativa, não estão se referindo às novelas e programas de culinária, que apesar de distraírem, muito pouco falam da realidade prática de um idoso, que precisa ser visto como uma pessoa normal, que busca cultura saudável e não apelativos com finalidades comerciais.

Informação sobre envelhecimento não é curiosidade. Não são matérias de coisas extraordinárias que compõem o bem-estar de um idoso, mas descrições de uma realidade que precisa ser modificada a cada dia, que é a da importância dos idosos.


As penas são previstas em caso de descumprimento dessa lei, mas onde está a fiscalização e os meios que garantam que os idosos tenham aquilo que merecem? Como seria bom perceber que a dignidade daqueles que hoje estão debilitados se mantém íntegra com cultura e informação. Mas será utópico o desejo de algo que foi positivado na lei?

Cultura e informação para os idosos! Isso é uma lei e uma questão de respeito! Tenhamos consciência para não tratarmos os que construíram o futuro no passado com relativismo e relaxamentlo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário