quinta-feira, 1 de maio de 2014

Notícias do XXVIII Capítulo Provincial nª 5

Informação nº 5
O terceiro dia do XXVIII Capítulo começou com a apresentação, em plenário, do Relatório da “Hospitalagro”, que reúne, atualmente, a atividade agrícola na Casa OH do Telhal e a atividade agrícola e Centro Hípico na Casa de Areias de Vilar.
Seguiu-se o Relatório do Pe. Álvaro Lavarinhas referente ao Museu SJD - Psiquiatria e História, cujo acervo contém 4.534 peças e já recebe mais de 1.500 visitantes por ano.
Após um período de esclarecimentos sobre esses relatórios, os trabalhos, no plenário, continuaram apenas com os Irmãos, enquanto os Colaboradores se reuniram para redigir uma mensagem ao Capítulo.
Os Irmãos escutaram os relatórios do Delegado, Ir. José Raimundo, sobre as Comunidades e Centros de Formação do Brasil. E depois o relatório do Provincial, Ir. José Augusto, sobre a vida da Província propriamente dita, no último quatriénio, incluindo as finanças, a formação dos Irmãos, o património construído e rústico, questões jurídicas, futuro do Hospital S. João de Deus de Montemor-o-Novo, relações entre Província e Instituto, etc. Seguiram-se esclarecimentos e debate.
Ao final da manhã, os Colaboradores voltaram à sala capitular para, como Colaboradores, apresentarem sua mensagem oficial ao Capítulo, à qual respondeu o Superior Geral, presidente do Capítulo, com calorosas palavras de gratidão e forte apelo para a continuidade da sua colaboração fortalecendo a Família Hospitaleira, para o aprimoramento contínuo do serviço aos pobres e doentes.
Seguiu-se a foto oficial, na entrada da Casa, e a despedida dos Colaboradores participantes na primeira metade do Capítulo.
MENSAGENS AO CAPÍTULO RECEBIDAS:
- Ir. Maria do Sameiro Martins (Superiora Provincial das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus)
- Ir. José Paulo Simões Pereira (Comunidade de Nampula)
- Fernando Oliveira (Casa de Saúde do Telhal)
- Ricardo Miranda (Casa de Saúde S. João de Deus – Barcelos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário