terça-feira, 30 de abril de 2013

GERONTOTECNOLOGIA...sabe o que é isso?



Uma nova ciência, a “Gerontotecnologia”, está a descobrir aplicações técnicas e de engenharia inovadoras tendentes a salvar, aumentar e a integrar a autonomia e a qualidade de vida dos idosos, particularmente dos que vivem em casa. Graças à colaboração de engenheiros e geriatras, o apoio e os cuidados domiciliários podem utilizar equipamentos especialmente concebidos para a prossecução de tal fim: desde a assistência destinada às atividades diárias (AD) ao mobiliário, e ainda passando pela que é dispensada às unidades desportivas, aos cuidados médicos e hospitalares, aos cuidados intensivos e destes à reabilitação.
O urbanismo está também atento a novas realizações em prol dos idosos: novos veículos, carros especiais, bicicletas, motorizadas, autocarros-táxis, parques e instalações urbanas, etc.
Investigações atualizadas demonstraram que os idosos não dependerão da tecnologia mas poderão “comunicar “ com ela. Por outro lado, nos idosos assistidos em casa, há redução de infecções e de comorbilidade, tirando-se partido do meio familiar.
Existe uma nova profissão, ”Projetista Médico-Social”, que integra Arquitetos e Engenheiros nos projetos de Lares, Centros de Reabilitação, assim como na adaptação de residências privadas para pessoas com deficiência, incluindo-se entre estas os idosos: “casa ou edifício inteligente” e outros exemplos modernos que devem ser dados a conhecer.
Ulterior à nossa experiência, tomamos conhecimento de que a assistência social e sanitária da Itália, bem como de outros Países, já podem integrar nas respectivas políticas, este conceito que se consubstancia numa melhor Qualidade de Vida para todos os idosos: os idosos, os jovens idosos, os muito idosos e os muitíssimo idosos!

fonte: Dário Bracco - Membro da Sociedade Internacional de Gerontologia – Presidente do Centro Ricerche e Relazioni Cornaglia (membro da Age-Platform Bruxelas)
mais informações em www.eca.lu.

Um comentário:

  1. Que bom que cada vez mais, vem sendo criados meios para que os idosos possam ser bem assistidos e ter uma melhor idade menos sofrida!

    ResponderExcluir