terça-feira, 22 de abril de 2014

Idosos revelam que a vida melhorou no último ano, segundo pesquisa

Pesquisa foi feita com dois mil idosos em 53 cidades do país.
Do total, 44% dos entrevistados atribuem a melhora ao próprio esforço.

A sua vida melhorou de um ano para cá? Quais valores você quer deixar de herança para seus filhos? Perguntas assim foram feitas a dois mil idosos brasileiros que se mostraram satisfeitos com a avaliação de sua vida.
A pesquisa do Instituto Data Popular foi feita em 53 cidades do país. Sete em cada dez entrevistados disseram que a vida melhorou no último ano - 44% atribuem a melhora ao próprio esforço e 42% acreditam na ajuda de Deus e da fé.
Do total, 51% dos entrevistados disseram estar preocupados em ter uma vida saudável, 23% estão no meio do caminho, concordam em parte, mas não parecem se esforçar muito para isso.
Em 2003, o Brasil tinha pouco mais de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Em uma década, o número saltou para 22 milhões. Conhecer um pouco melhor o perfil dessa população que cresce tanto foi o objetivo da pesquisa.
“A participação deles nas famílias brasileira e na economia brasileira é cada vez maior. Entender a cabeça da terceira idade no Brasil é entender o Brasil que nós vamos ter no futuro próximo”, diz o pesquisador Renato Meirelles.
Mais religiosos e também mais conservadores nos costumes - 24% dos entrevistados ainda acham que cuidar das tarefas domésticas é papel da mulher. 
Quando o assunto é a principal herança que vão deixar, a grande maioria não falou em dinheiro. “Educação porque assim eles podem continuar a vida”, fala a aposentada Ester Russo Gentil.
Fonte: g1.globo.com/jornalhoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário