terça-feira, 29 de abril de 2014

Notícias do XXVIII Capítulo Provincial nº1

Informação nº 1
O XXVIII Capítulo Provincial da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus teve o seu início, nesta segunda-feira, em Fátima, com a celebração da Eucaristia, pelas 08 horas. Foi evocado S. Bento Menni, restaurador da Província, e que este ano celebramos o centenário da sua morte.
O Superior Geral, Ir. Jesús Etayo, que presidiu à Eucaristia, exortou os capitulares a viverem estes dias como um tempo de discernimento do caminho que Deus quer para a Província. Este é, portanto, nas palavras do Superior Geral, um tempo do Espírito.
Depois do pequeno-almoço, os 21 Irmãos Capitulares reuniram-se na sala para as formalidades canônicas. Foram eleitos os escrutinadores, confirmado o secretário, aprovada a metodologia dos trabalhos do Capítulo e foram eleitas as diversas equipas de trabalho, assim como a moderadora dos trabalhos, Susana Queiroga, assessora de Pastoral da Saúde e Animação na Cúria Provincial.
De seguida, os 18 Colaboradores juntaram-se aos Irmãos Capitulares para a continuidade dos trabalhos. Teve então lugar o discurso de abertura do Ir. José Augusto, Superior Provincial, que nas suas palavras iniciais agradeceu a toda a Província a colaboração recebida ao longo destes 4 anos. O Ir. Jesús Etayo proferiu igualmente o seu discurso de abertura do Capítulo, focando os desafios atuais da vivência esperançosa e audaz da hospitalidade.
De seguida passou-se à apresentação dos relatórios da Missão. Em primeiro lugar, o Ir. José Augusto apresentou em síntese o trabalho desenvolvido no Instituto S. João de Deus. O Ir. José Raimundo, Delegado Provincial, apresentou, por seu lado, o trabalho realizado na Delegação Provincial do Brasil.
Seguiu-se um período de esclarecimentos dos capitulares sobre os temas apresentados.
Fonte:http://www.isjd.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário