terça-feira, 29 de abril de 2014

Notícias do XXVIII Capítulo Provincial nº2



Informação nº 2
A tarde do dia 28 iniciou-se com a leitura de mensagens de apoio ao Capítulo e promessas de oração provindas da Comunidade de São Paulo e da Vice-Provincial brasileira das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. O tempo foi inteiramente dedicada à apresentação de dois blocos de Relatórios assistenciais de vários Centros, seguidas de perguntas e esclarecimentos.
Iniciou o Ir. Vitor Lameiras com a apresentação do “Centro de Apoio à Saúde”, de Laclubar – Timor Leste. Apresentação que encerrou com a oferta e imposição de um Tapersonalizado aos Superiores Maiores presentes e a cada um dos Diretores das Casas de Portugal, pelos recursos humanos e materiais que têm destinado à Ordem em Timor.
Seguiram-se as apresentações da Casa de Saúde do Telhal, pela Diretora Sara Monteiro; depois a da Casa de Saúde S. João de Deus, do Funchal, pelo Diretor Eduardo Lemos; e a terminar o primeiro bloco, a Casa de Saúde S. Rafael, pelo seu Diretor Marco Pavão.
No segundo bloco, após intervalo, tomaram a palavra a Diretora Isabel Bragança, para apresentar a Casa de Saúde S. João de Deus, de Barcelos; depois o Diretor Diogo Carvalho, para apresentar a Casa de Saúde S. Miguel, de Ponta Delgada; o Diretor Ir. Adelino Manteigas, para relatar sobre o Hospital S. João de Deus, de Montemor-o-Novo e, a encerrar o dia, o Diretor Luís Daniel para apresentar a Casa de Saúde S. José, agora incluindo também a nova Unidade de Saúde da Gelfa (Cuidados Continuados), localizada na Gelfa, distrito de Viana do Castelo, a funcionar desde setembro de 2013 e já com ocupação de todas as suas 40 camas.
Os trabalhos se encerraram ao fim da tarde, com a celebração da oração de Vésperas.
Ficou dito!
"O Capítulo Geral convidou-nos a promover na Ordem a Família Hospitaleira de S. João de Deus, valorizando essa oportunidade e, em continuidade com todo o processo que, por muitos anos, tem sido feito para integrar os nossos Colaboradores de modo a partilhar o carisma, a espiritualidade e a missão da Ordem.
Nós, os Irmãos, temos uma missão importante de abrir as nossas portas e promover esta participação de modo que se torne visível na Igreja e no mundo a missão e o património espiritual e cultural que temos e que é fruto de uma longa história.
Fazem-se muitas coisas na Ordem e na Província que já dão prova desta Família. No entanto, devemos continuar a desenvolver ainda mais este processo, com audácia, coragem e criatividade, na esperança de que a nossa Família nos ajudará a manter vivo o espírito e o estilo da hospitalidade de S. João de Deus."
Ir. Jesús Etayo
Excerto do Discurso de Abertura
Fonte:www.isjd.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário