terça-feira, 29 de abril de 2014

Notícias do XXVIII Capítulo Provincial nº3

Informação nº 3
O segundo dia do Capítulo Provincial, terça-feira, dia 29 de Abril, começou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo P. Álvaro Lavarinhas.
Depois do pequeno-almoço, os trabalhos iniciaram-se com invocação do Espírito Santo, continuando com as apresentações dos trabalhos sobre o quadriénio, começando o Diretor Nuno Lopes, da Residência S. João de Ávila, depois o presidente da Fundação S. João de Deus, Rui Amaral. De seguida, os gerentes administrativos da Casa de S. Paulo e Itaipava (Brasil), Vanessa Cavalcante e Felipe Pimenta da Cunha, respetivamente, apresentaram os seus trabalhos. Terminando este bloco, Mário Ávila apresentou o trabalho sobre a avaliação da Gestão Carismática dos Centros do Instituto S. João de Deus, seguindo-se uns momentos de esclarecimentos de dúvidas/debate.
Depois de um breve intervalo, o Superior Provincial, Ir. José Augusto, e o Delegado Provincial, Ir. José Raimundo, apresentaram as propostas para a missão da Ordem em Portugal e Brasil para o quadriénio 2014-2018. Seguiram-se uns momentos de esclarecimentos de dúvidas sobre as propostas apresentadas.
Ficou dito!
"O Papa Francisco afirmou numa entrevista concedida em setembro passado: “Eu vejo a Igreja como um hospital de campo após a batalha. É inútil perguntar a um ferido se tem níveis elevados de colesterol ou de açúcar no sangue! O que é preciso é curar as suas feridas. O resto vem depois. Curar feridas, curar… E é preciso começar pelo mais elementar”.
Esta é uma maneira simples mas atualizada de definir a nossa missão de hospitalidade hoje, num mundo onde o sofrimento acontece com dureza, não só a nível físico, mas também mental, familiar e, acima de tudo, nos planos espiritual e existencial. Seria bom tomar à letra este chamamento que o Santo Padre nos faz e promover hospitais de campanha no meio da sociedade, que façam as primeiras curas, que estejam na linha da frente para deter o embate forte da dor e do sofrimento que se produz, porventura com estruturas mais simples."
Ir. Jesús Etayo
Excerto do Discurso de Abertura
Fonte: www.isjd.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário